Trata-se de um procedimento relativamente simples, que pode ser realizado sob anestesia local.
Agendar Consulta
A bichectomia ou bichatectomia é o procedimento cirúrgico que consiste na remoção do corpo adiposo da bochecha “bola gordurosa de Bichat”, com fins estéticos e/ou funcionais, que fica localizada externamente ao músculo bucinador e em frente à margem anterior do músculo masseter. Sua principal indicação funcional consiste em correção de defeitos mastigatórios como a lesão crônica da mucosa jugal. Trata-se de um procedimento relativamente simples, que pode ser realizado sob anestesia local.
Pessoas com problemas de saúde, como doenças infecciosas ativas, são contraindicadas a fazer esse tipo de cirurgia. Além disso, pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem realizar esse tipo de operação.
As principais indicações para a realização da bichectomia são: para pessoas que têm hábitos orais como morder a bochecha voluntária ou involuntariamente, para fechamento de fístula buco sinusal e para fins estéticos.
É uma cirurgia intra-oral como qualquer outra, onde o cirurgião dentista faz um pequeno acesso na bochecha para a remover a bola de bichat.
O tempo do procedimento dependerá da experiência e de eventuais complicações, normalmente dura entre 1h e 1h30min.
Necessita ser feito uma anamnese bem detalhada, verificar históricos do paciente, indicações e contra indicações, exames entre outras situações.
O pós-operatório da bichectomia é simples. Normalmente ocorre um inchaço na região, devido ao corte cirúrgico e pelo fato do cirurgião dentista mexer na região. Lembrando que o pós-operatório se o paciente segue todas as orientações do profissional é muito tranquilo e indolor.