Na grande maioria dos casos a odontopediatria trabalha com a prevenção, ensinando às crianças a importância da escovação diária e da higiene como um todo.
Agendar Consulta
A odontopediatria é a especialidade que visa cuidar da saúde bucal dos pequenos. Na grande maioria dos casos a odontopediatria trabalha com a prevenção, ensinando às crianças a importância da escovação diária e da higiene como um todo. Além disso, ela também realiza a aplicação de selantes e flúor e demais tratamentos odontológicos específicos para os baixinhos, como a própria colocação e manutenção do aparelho fixo, por exemplo.
Não, isso é mito.
Crianças de 0-3 anos metade de um grão de arroz cru, 3-7 anos o tamanho de um grão de arroz cru, 7+ tamanho de uma ervilha, mais que isso não se deve usar.
A fluorose dentária é uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação. Esta afecção é desencadeada pela presença em excesso de fluoreto (ou flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas e/ou defeitos anatómicos.
A fluorose dentária não desaparece com o passar da idade, mas existem tratamentos dentários, que permitem a ocultação, diminuição, ou até mesmo a extinção das manchas que aparecem no esmalte dos dentes, melhorando desta forma a estética dentária.
Não, pelo contrário ela deve ser usada sempre pasta com flúor, sendo o mínimo 1000 ppm e o máximo 1500 ppm.
Higienizar a cavidade bucal desde o nascimento com um pano úmido, mas assim que crescer o primeiro dente já deve ser feita a escovação dos dentinhos do seu filho(a) com pasta com 1000 ppm.
Geralmente, a dor de dente na gravidez é causada pelo aumento da sensibilidade dentária e pela gengivite, que é a inflamação da gengiva, que é comum durante esta fase. Mas a dor também pode estar relacionada a outras causas como dente quebrado, abscesso ou dente do siso crescendo.
Antes de nascer qualquer dente uso somente um pano umedecido, após o nascimento do primeiro dente já é indicado o uso de pasta (dentifrício fluoretado).
É um aparelho que irá preservar o espaço dos dentes para o nascimento do dente permanente quando uma criança perde um dente decíduo prematuramente.
Os hábitos de sucção da chupeta promovem o fortalecimento dos músculos da bochecha e diminuem a atuação da língua dentro da boca, predispondo a um estreitamento da arcada dentária, a falta de espaço para o nascimento dos dentes e apinhamento, popularmente conhecido como 'dente torto' ou 'dente montado'. A interposição de algo entre os dentes superiores e inferiores pode interferir no crescimento da região impedindo que os dentes se toquem, a este distúrbio damos o nome de mordida aberta.
A cárie de mamadeira é uma infecção que surge em crianças como consequência do consumo frequente de bebidas açucaradas e maus hábitos de higiene bucal, o que favorece a proliferação de microrganismos e, consequentemente, o desenvolvimento da cárie, que pode acometer todos os dentinhos da criança e causar dor e alteração na fala e na mastigação.